A Série 1899 da Netflix Foi Inspirada em Titanic?

A série 1899 (Netflix), nova produção do casal alemão Baran Bo Odar e Jantje Friese, os mesmos criadores de Dark, tem sido muito bem recebida pela crítica e claro que nós, da Equipe do Titanic Line, não poderíamos deixar de notar semelhanças entre o design dos navios apresentados na série com o transatlântico mais famoso de todos os tempos, o R.M.S Titanic.

Entenda a trama da série:

1899 é o ano em que o navio Kerberos deixa a Europa com passageiros imigrantes rumo à América (mais especificamente, Nova York), com a expectativa de uma vida melhor. Cada um deles leva consigo segredos de um passado obscuro que vão se revelando ao longo da história.

As diferentes nacionalidades e culturas à bordo já deixariam a convivência complicada o suficiente, mas tudo piora quando Kerberos recebe uma mensagem de Prometheus, um navio que, até então, estava desaparecido há 4 meses.

A tripulação de Kerberos decide responder ao chamado, mas não imagina o pesadelo em que vai submergir a partir do momento que entrar em contato com um Prometheus desértico, revirado, sombrio e quase fantasma.

Agora voltando às comparações com o Titanic, embora muitos espectadores já o tenham mencionado como uma das inspirações para a série antes de nós, os criadores da série 1899 negam que tenham sido influenciados pelo filme.

“Desde o primeiro momento não queríamos que 1899 se parecesse com Titanic. O navio deveria ter uma aparência bem diferente, porque você tem sempre essa imagem de um navio gigante atravessando o oceano da Europa para a América e imediatamente pensa que essa é a versão de terror do Titanic. Não era o que queríamos.” esclareceu Baran.

Os navios Kerberos e Prometheus nos chamam atenção não apenas pela obviedade de um navio perdido com quatro chaminés, mas todo o clima que havia entre o final do século 19 e início do século 20 com estes gigantes de metal. A imponência naval, inicialmente dominada por Alemanha e Inglaterra, acaba sendo um símbolo da segunda revolução industrial, e principalmente de uma cruel divisão de classes, mesmo em terras que não pertencem a ninguém.

A série, de certa forma, explora isso ao mostrar o desinteresse e a falta de empatia com os passageiros da terceira classe principalmente ao evidenciar os portões de ferro que os separavam das demais classes, impedindo a circulação dos mesmos nos decks superiores.

Além disso, o fato da trama envolver imigrantes que anseiam por uma nova vida em Nova York são motivos suficientes para pensarmos numa comparação entre as histórias.

Ainda nos primeiros episódios quando o Comandante Eyk recebe uma mensagem da companhia para afundar o Prometheus, inevitavelmente também nos lembramos do Olympic, irmão gêmeo do Titanic e da mais famosa teoria de conspiração de Robin Gardiner de que a White Star Line teria trocado os nomes dos seus transatlânticos para destruir, intencionalmente, o Olympic, que havia sofrido sérios danos depois de colidir com o cruzador HMS Hawke, em setembro de 1911. Como o Olympic não estava no seguro, a empresa teria armado um plano diabólico: trocar as identificações dos dois navios, enviar o Olympic travestido na estreia do Titanic, afundá-lo em local seguro, resgatar passageiros e tripulantes e receber a indenização contratada para o Titanic. Daí por diante, o verdadeiro Titanic seguiria carreira como Olympic.

Também, no primeiro episódio, temos a personagem Ling Yi que, durante o jantar, pergunta à mãe “para que tantas facas?” nos remetendo a Jack no clássico filme de James Cameron de 1997 questionando o mesmo para Molly Brown durante o jantar na primeira classe.

Outra cena interessante que também nos leva ao filme de Cameron é no episódio 4, quando Krester cospe no rosto de Ángel e não tem como não nos lembrar de Rose fazendo o mesmo com Cal quando ele tenta impedi-la de salvar Jack.

E aí, teve mais alguma cena ou acontecimento que te lembrou do Titanic?

Giu Loffredo

Giu Loffredo

Escrito por

Giu Loffredo

Giu Loffredo

Compartilhe !

Compartilhe este conteúdo com os seus amigos e outros fans do nosso amado Titanic.

Mais Categorias

Descubra mais !

Outros Conteúdos

error: Modo de Segurança do Titanic !